Definição
dos macrocampos
Compreende-se por macrocampo um campo
de ação pedagógico-curricular no qual se desenvolvem atividades interativas,
integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos, dos espaços
e dos sujeitos envolvidos com a ação educacional. Os macrocampos se constituem,
assim, como um eixo a partir do qual se possibilita a integração curricular com
vistas ao enfrentamento e à superação da fragmentação e hierarquização dos
saberes. Permite, portanto, a articulação entre formas disciplinares e não
disciplinares de organização do conhecimento e favorece a diversificação de
arranjos curriculares.
Nos macrocampos a escola deverá
indicar os princípios e ações que estará adotando com vistas a produzir maior
diálogo e interação entre as áreas do conhecimento e componentes
curriculares/disciplinas, os tempos e os espaços com vistas a dar maior
organicidade ao conjunto de atividades didático-pedagógicas do ensino médio.
Os princípios e ações deverão ser
articulados em torno da proposição do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da
Tecnologia como dimensões indissociáveis da formação humana e eixo articulador
conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Não se trata, assim, de oferecer
atividades ora ligadas ao trabalho, ora à cultura ou à ciência ou à tecnologia.
O que se está propondo é que todo o currículo do ensino médio se organize a
partir de um eixo comum – trabalho, ciência, tecnologia e cultura – e que se
integre, a partir desse eixo, o conjunto dos conhecimentos, seja quando se
tratar das disciplinas, seja em outras formas de organização do trabalho
pedagógico. O currículo integrado em torno do eixo
trabalho-ciência-tecnologia-cultura e com foco nas áreas de conhecimento será
capaz de atribuir novos sentidos à escola, dinamizar as experiências oferecidas
aos jovens estudantes, re-significar os saberes e experiências. Desse modo,
cada ação proposta que se materializa em uma atividade e experiência
curricular, deverá se perguntar em que medida está articulada a esse eixo
integrador.
Nesse sentido, o currículo, em todas
suas dimensões e ações deverá ser elaborado de forma a garantir o direito à
aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes por meio de ações e atividades
que contemplem, nessa perspectiva de integração curricular, a abordagem de
conhecimentos, o desenvolvimento de experiências e a promoção de atitudes que
se materializam na formação humana integral, gerando a reflexão crítica e a
autonomia dos estudantes.
Acompanhamento
Pedagógico
As ações deste macrocampo deverão
fortalecer os componentes curriculares, tendo como referência os objetivos
constantes no Projeto Político Pedagógico, elaborado a partir do diagnóstico
realizado pela escola. As atividades propostas, portanto, poderão contemplar um
ou mais componentes, tendo em vista o objetivo de aprofundar conhecimentos
específicos, seja por necessidade ou interesse, por meio de um planejamento
flexível, estabelecendo conteúdos e metodologias diferenciados e contando com
maior tempo disponível para professores e estudantes realizarem suas práticas
pedagógicas. O macrocampo Acompanhamento Pedagógico poderá contemplar uma ou
mais áreas de conhecimento com foco na diversidade de temáticas de interesse
geral e de conteúdos. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão
estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola, ou
ainda, com outros programas e projetos tendo em vista as expectativas e
necessidades dos estudantes em relação à sua trajetória de formação.
Iniciação
Científica e Pesquisa
As ações propostas neste macrocampo
deverão propiciar a aproximação com o modo pelo qual a ciência é produzida e
socializada. A vivência de práticas de produção de sentido, a experiência com
diferentes formas e possibilidades de produção de conhecimento e o contato com
as questões de ordem ética, próprias do campo científico, serão capazes de
enriquecer e qualificar a experiência formativa dos estudantes. As ações deste
macrocampo apoiará, ainda, a integração entre teoria e prática, entre cultura e
trabalho, entre ciência e tecnologia, compreendendo a organização e o
desenvolvimento de procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa nas quatro
áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências
humanas.
Neste sentido, as atividades de
Iniciação Científica e Pesquisa poderão desenvolver-se nos mais variados
espaços do contexto escolar, incluindo os laboratórios e outros espaços
acadêmicos e de pesquisa. As ações podem ser desenvolvidas por meio de projetos
de estudo e de pesquisas de campo, envolvendo conteúdos de uma ou mais áreas de
conhecimento, com vistas ao aprofundamento e à investigação organizada sobre
fatos, fenômenos e procedimentos. Deverão contemplar o desenvolvimento de
metodologias para a sistematização do conhecimento, por meio da experimentação,
da vivência e da observação, da coleta e análise de dados e da organização das
informações a partir da reflexão sobre os resultados alcançados.
As atividades de cunho científico
deverão buscar a interface com o mundo do trabalho na sociedade contemporânea,
com as tecnologias sociais e sustentáveis, com a economia solidária e criativa,
com o meio ambiente, com a cultura e outras temáticas presentes no contexto dos
estudantes. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar
articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.
Leitura e
Letramento
As ações propostas neste macrocampo
estarão intrinsecamente relacionadas a todas as áreas de conhecimento do
currículo (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
É fundamental que os estudantes
desenvolvam habilidades de leitura, interpretação e produção de textos em
diversos gêneros, assim é importante ter foco na criação de estratégias para
desenvolvimento da leitura crítica e da organização da escrita em formas mais
complexas, ampliando as situações de uso da leitura e da escrita, incluindo
estudos científicos e literários, obras e autores locais, nacionais e
internacionais.
As atividades neste macrocampo
poderão estar articuladas a outros macrocampos, ou ainda, à outros programas e
projetos, tendo em vista as expectativas dos estudantes em relação à sua
trajetória de formação.
Línguas
Estrangeiras
As ações propostas a partir deste
macrocampo deverão, por meio do estudo de língua adicional/estrangeira
(espanhol, inglês e outras), contemplar
Atividades que possibilitem
experiências de uso da língua com foco no desenvolvimento
linguístico-comunicativo-discursivo.
As atividades deverão compreender a
construção da linguagem na língua adicional/estrangeira em suas
multimodalidades, contemplando as habilidades de compreensão oral; a prática da
comunicação oral em situações de uso da língua; a interpretação/construção de
sentidos na leitura, na comunicação e na prática escrita de textos por meio de
atividades diversificadas; o estudo e a prática da língua em situações formais
e informais; introdução a textos literários e outras manifestações culturais,
em ambientação própria para a utilização de metodologia e materiais
diferenciados que potencializem os processos de aprendizagem.
Para que o aprendizado de uma língua
estrangeira represente uma experiência significativa, do ponto de vista
educacional é necessário ampliar a compreensão do estudante sobre si mesmo na
comunicação com o outro, em outro idioma, vivenciando a experiência com a
língua estrangeira e outra cultura; contribuir para a compreensão crítica do
seu locus social; expandir a perspectiva dos estudantes sobre a pluralidade,
diversidade e multiplicidade presentes na sociedade atual e, contribuir para a
aquisição e desenvolvimento de conhecimentos de forma condizente com as
necessidades da sociedade ampliando o foco para a criação.
As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações
interdisciplinares da escola.
Cultura
Corporal
As ações dentro deste macrocampo
deverão propiciar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento da
consciência corporal e do movimento; a compreensão da relação entre o corpo e
as emoções e, entre o indivíduo, o outro e o mundo, abordando a importância de
atitudes saudáveis e sustentáveis como formas de ampliar a compreensão do
sujeito sobre si mesmo e de seu lugar no mundo.
As atividades deverão considerar a
identidade local e o intercâmbio com outras culturas e as propostas poderão
contemplar esportes de campo e de mesa, artes marciais ou outras atividades
corporais (permacultura, atividades circenses, malabarismo, yoga, tai chi
chuam, maculelê, karatê, judô, capoeira, dentre outras).
As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações
interdisciplinares da escola.
Produção e
Fruição das Artes
As ações propostas a partir deste
macrocampo deverão desenvolver conhecimentos que incorporem práticas de
elaboração nas diversas formas de expressão artística, apreciação, análise,
fruição, crítica e produção artística nas diversas linguagens (pintura, dança,
música, escultura, cinema, teatro, ecotécnicas, contação de história,
literatura e outras), ampliando o desenvolvimento do estudante em aspectos
relacionados ao senso estético, à relação entre cultura, arte, trabalho,
ciências, relações sociais e com o ambiente, articulando estes aos diferentes
campos do conhecimento.
As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações
interdisciplinares da escola.
Comunicação,
Cultura Digital e uso de Mídias
As atividades a partir desse
macrocampo deverão desenvolver processos relacionados à educomunicação, para a
criação de sistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos nos espaços
educativos, que possibilitarão condições de acesso às diferentes mídias e
tecnologias, ferramentas, instrumentos e informações que desenvolvam a
ampliação da cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação.
As ações deverão permitir o
desenvolvimento de múltiplas formas de comunicação e processos criativos,
proporcionando o domínio dos instrumentos e formas de comunicação, bem como a
reflexão sobre o uso críticos das diversas tecnologias nos diferentes espaços
de interação social.
A partir de processos criativos as
atividades deverão envolver vivências em espaços de atuação e interação que
ampliem a utilização de métodos, técnicas e dinâmicas, utilizando recursos
tecnológicos e compreendendo as novas relações na comunicação, mais
democráticas, igualitárias e menos hierarquizadas. Poderão ser desenvolvidas
uma diversidade de atividades como: fanzine, cordéis, informática e tecnologia
da Informação, rádio escolar, jornal escolar, histórias em quadrinhos,
fotografia, vídeos, atividades de pesquisa, dentre outros.
As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações
interdisciplinares da escola.
Participação
Estudantil
Este macrocampo envolve ações de
incentivo à atuação e organização juvenil nos seus processos de desenvolvimento
pessoal, social e de vivência política. As atividades deverão utilizar
metodologias que oportunizem a ampliação das condições que assegurem a
pluralidade e a liberdade de manifestações dos jovens estudantes, apresentando
alternativas estruturadas de organização, representação e participação
estudantil no contexto escolar e social (Constituir e/ou fortalecer a Com-Vida:
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola; Construir a Agenda 21
na Escola, Grêmio Estudantil, dentre outros).
As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações
interdisciplinares da escola.
Texto extraído do site do Portal do MEC
Texto extraído do site do Portal do MEC
Ajudoouu muito
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